- 02, MAI 2018
Faça a sua própria Festa Junina em casa!
É fácil identificar qual é o item mais importante em qualquer festa: o
tema. É por isso que seus filhos, por exemplo, sempre falam de sua próxima
festa de aniversário já fazendo referência a qual vai ser o personagem que
inspirará a decoração. Pensando nisso, fica óbvio o primeiro passo a se dar ao
organizar uma comemoração: escolher o tema. A missão fica mais fácil quando
falamos, neste caso, de uma das celebrações mais tradicionais do Brasil: a
Festa Junina. Apostamos que você tem a lista de necessidades para uma festa
como essa na ponta da língua, mas não custa relembrar!
A decoração para Festa Junina é fácil: muito bom humor, tecidos quadriculados e alegria! Mas podemos ser mais específicos que isso:
· Bandeirinhas: é essencial cobrir o ambiente escolhido para a festa com bandeirinhas, seja ele qual for. Aqui, se a intenção foi confeccioná-las a mão, qualquer material de papel pode virar uma boa bandeirinha (cartolina, sulfite, papel de revista, jornal, papel de seda, cartão...); mas se não quiser ter tanto trabalho, lojas de artigos para festa vendem bandeirinhas coloridas por metro, prontinhas para sua festa.
· Balões: o bom senso já baniu a prática de soltar balões de ar alimentados por chamas, por ser um costume realmente perigoso, mas a atividade ficou no imaginário tradicional brasileiro, principalmente no caso da Festa Junina. Sendo assim, espalhe balõezinhos por todo os espaços, junto das bandeirinhas, nos cantos, nas vigas, na mesa e por aí vai.
· Fogueira: vai depender do seu espaço, mas deixe a imaginação fluir. Em chácaras ou quintas maiores, vale investir numa fogueira alta, bem bonita. Lugares abertos, porém menores, pedem uma fogueira mais contida mas igualmente representativa. Estas opções requerem muito cuidado, a vigilância constante de um adulto e alguma coisa que limite a proximidade ao fogo. Para festas em ambientes fechados, simular uma fogueira utilizando papel e luzes costume ter um resultado ótimo!
· Roupas: a regra é sempre a mesma: que seja caipira e que se mantenha o bom humor. Remendos, camisas quadriculadas de flanela, vestidos de cores chamativas, chapéus de palha – com trança e laço para as meninas –, sardas, dentes pintados de preto, bigodes – postiços ou pintados – e sobrancelhas emendadas. Roupas para Festa Junina são as mais fáceis de encontrar, porque normalmente temos alguma coisa que podemos adaptar no nosso próprio guarda-roupas.
A Reino das Festas tem tudo o que você precisa para decorar sua festa junina! Confira já os nossos produtos.
Além de pensar em como decorar Festa Junina é necessário pensar em como anima-la e a música é parte fundamental. Apesar de parecer simples, este tópico, se não for bem pensado, como acabar descaracterizando sua festa. A escolha da música para Festa Junina precisa atender a dois requisitos: caipira e alegre. Sendo assim, a aposta sempre certa é no xote, baião, forró e sertaneja de raiz. Fuja dos sertanejos modernos, das lamúrias românticas e de outras versões mais modernas.
Para encerrar o assunto e ter sucesso no seu arraial, a comida é
fundamental. Aqui não tem muito segredo, faça um pouquinho de tudo que é
tradicional nessa época: muito milho, muito doce, coisas quentinhas para
espantar o frio do inverno, quitutes saborosos, bolos e bebidinhas (alcoólicas
ou não). A partir daqui é só curtir a quadrilha. ANARRIÊ!